domingo, setembro 14, 2008

Como limpar suas sapatilhas de ponta (e as de meia-ponta também)

Hoje nós iremos fazer um tutorial sobre como limpar as sapatilhas de balé, tanto as de ponta, como as de meia-ponta. Obs.: eu só tenho sapatilhas de meia-ponta de couro, não sei se isso funciona com as de pano também.

Passo-a-passo

Primeiramente irei falar sobre os produtos específicos para isso. O que eu uso é o Veja Multiuso. É um frasco grande, azul, de tampa vermelha. Vende em qualquer supermercado, e onde eu moro, custa R$ 2,39. Outro produto que ouço falar que também é bom, é o Brilhante Gel, eu não conheço, mas acho que também vende em qualquer supermercado.

1ª: umedeça um chumaço de algodão em um dos produtos citados acima, esfregue bem na área suja da sapatilha até se tornar visível a limpeza da mesma;
2ª: Deixe as sapatilhas em uma área em que elas possam pegar sol, para secarem. Após secar, use como antes, normalmente.

Obs.: os produtos não tiram o desgaste do cetim da sapatilhas, apenas a sujeira. Se você não sentir a limpeza da sapatilha, o jeito é passar Nugget.

Beijos,

Isabela Sousa

75 comentários:

  1. Eu adoro ballet!
    E eu tbm adoro usar sapatilha de ponta ,é muito legal!
    Principalmente quando a gente tem o colo de pe bem bonito!

    ResponderExcluir
  2. Como faço para quebrar mais rápido sapatilha de ponta nova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pesquise no youtube que vc encontrara varios videos que irão te ensinar direitinho
      espero ter ajudado !!

      Excluir
    2. Este post pode ajudar: http://bailarinadecorpoealma.blogspot.com.br/2009/12/dicas-para-iniciantes-na-ponta-parte-2.html

      beijos

      Excluir
  3. Eu posso limpar com escova de dentes ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha de poder pode maiis como ela diz a cima tem que tomar cuidado pra nñ manchar beijoocas babys '

      Excluir
    2. Pode sim! Mas realize movimentos suaves, pois as cerdas da escova podem agredir o cetim da sapatilha.

      Excluir
  4. Oláa, bailarinas ♥
    Joiinha?
    só passein para avisar, que o blog tá óooóooóotimo =]
    limpeii minhas sapatilhas d ponta, nossa, ficaram limpinhas ;) obrigado pelaas dicas...
    Beiijos para todas as bailarinas ♥

    ResponderExcluir
  5. eu amo ballet e a minha sapatilha de ponta estava muito suja entao vamos ver se essas dicas funcionam!
    beijinhos para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que funcione, afinal uso essa dica há anos e nunca falhou! =) beijos

      Excluir
  6. PARABÉNS PELO BLOG E PELAS DICAS!
    Mas será que os produtos que você mencionou não são fortes demais para o cetim das sapatilhas de ponta?
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o veja é um produto muito forte, mas foi o único que realmente limpou o cetim da sapatilha. Ela pode ficar com um aspecto esbranquiçado depois que secar. Você pode pintá-las com nugget e base. Veja esse post: http://bailarinadecorpoealma.blogspot.com.br/2008/09/como-esconder-sujeira-de-suas.html

      Porém só recomendo se for para alguma apresentação... Afinal, sapatilha de aula costuma ser suja mesmo haha =)

      Excluir
  7. Muitoo bom esse tutorial
    se não for encomodo visitem meu blog tbm :
    http://balletforeverbrasil.blogspot.com/



    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. - Sabe Ganhei Uma Sapatilha De Ponta daa Capezio . Fez Um Ano Mês Passado só que usei ela num periodo de 2 meses e parei !.
    Gostaria muito de saber como quebrar ela ( 183 PARNET STUDENT )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este post pode ajudar: http://bailarinadecorpoealma.blogspot.com.br/2009/12/dicas-para-iniciantes-na-ponta-parte-2.html

      Excluir
  9. bom eu não faço ballet mas adoro sei algum passos sem fazer sera que eu posso comprar a sappatilha de ponta para praticar em casa ?
    ou não è recomendavèl ??

    bjinhos de bailarina amoll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser muito arriscado pois vc pode virar o pe ou ate alguma coisa pior entao sapatilha de ponta sem treino nao da

      Excluir
    2. não tente, pois você pode ter várias lesões, principalmente joanetes, pode ser muito grave no futuro, se gosta muito, peça a sua mãe para lhe colocar no ballet, e tenha paciência. Espero ter ajudado!!!

      Excluir
    3. nunca faça isso,vc pode machucar gravemente o seu pé

      se vc tiver como fazer aulas de ballet em escolas de dança ,vc vaiaprender desde o inicio todas as tecnicas,mas ainda ddemora um tempo para usar ponta e ainda por cima tem que saber escolher a sapatilha

      Excluir
    4. nunca nunca nunca, nao se arrisque dessa maneira de nenhum modo por deeus! para poder fazer ponta voce tem que ter uma professora que te ensine pois nao é só subir, voce correria riscos graves de lesoes e todo tipo de dor. com uma instrutora te guiando alem de mais facil vai ser melhor para seu proprio corpo! bjiinho

      Excluir
    5. Nem preciso acrescentar nada, né? Não é nada recomendado! Você precisa ter orientação de um profissional.

      Beijos.

      Excluir
  10. Gaby,
    não é correto fazer isso, o uso de sapatilha de ponta deve ser liberado pelo professor, porque caso use sozinha, pode ocorrer lesões etc, porque a sapatilha exige preparo, joelho e pé esticados, e preparados, tem que ter mais que noção do ballet,por isso que o mínimo e o ideal é 1 ano por ponta, no meu caso foi isso, pois sou mais adiantada, e já fiz 8 meses de ponta *-*
    matricule-se em alguma escola de dança ! boa sorte!

    bjs :*

    ResponderExcluir
  11. obs: 1 ano de ballet, mas pode ter mais anos para por a ponta, o professor que vai te avaliar, porque cada um tem uma estrutura :*

    ResponderExcluir
  12. Susana,
    a minha é Young Plus Millenium, é minha primeira sapatilha, a professora nos recomendou pois é fácil de quebrar e é para iniciantes, mas agora então, está super desgastada, e foi muito fácil de quebrar, quero uma mais resistente talvez.
    Faça rolamentos, pliê, meia ponta, ponta. Force ao lado, na frente e atrás, tire a sapatilha e com a mão a dobre um pouquinho, e ponha novamente e faça exercícios para quebra-la.
    Eu nunca usei essa sua sapatilha, fale com sua professora :*

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o blog ficar mais organizado, clique em "responder" abaixo do comentário desejado. Abraços.

      Excluir
    2. Amo ballet ja comprei minha sapatilha meia-ponta uhh amei !!muito

      Excluir
  13. eu sou julliana e já uso as sapatilhas de ponta a um tempão mais nunca fui eu que laveifoi a minha mãe e eu quero saber como é que se lava pois minha mãe não te tempo de me ensinar.

    ResponderExcluir
  14. eu faço ballet e não fujo de uma boa musica clássica,eu pratico d+ sapatilha de ponta (na qual eu demorei mto tempo para poder usar)e ela acaba ficando suja ....minha professora de dança me disse como eu limpava a minha sapatilha mais eu acabei esquecendo .....e pus-me a procurar site por site do google para descobrir como se limpava a sapatilha e achei esse o melhor site (ou seja com a melhor resposta para a causa da sapatilha )
    obrigada por me ajudar
    bjos =D

    ResponderExcluir
  15. Adorei o blog,
    e sim vou usar pra ver se minha sa´patilha fika pke eu pretendo usá-la no festival q vou ter no fim do ano

    Obg pela dica

    *-*
    bjus!!

    =*

    ResponderExcluir
  16. Adoro ballet mais minha mae nao deixa eu fazer pois ela axa que e so pra mulher ..Meu nome e lucas tenho 17 anos de idade ,eu dança e atravez da dança eu pratico ballet mesmo nao sabendo os passos ,mais eu adoro mesmo axo que vo fazer mesmo ela nao deixando..bjs boa sorte bailarinos (as)...

    ResponderExcluir
  17. Quando eu uso minhas sapatilhas de ponta eu coloco uma meia (tipo sapatilha) por fora para evitar q elas fiquem sujas e encardidas com os ensaios. É só uma dica comigo funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que nao minha colega faz isso!

      Excluir
  18. oiii quais os alongamentos que eu faço pra usar minha sapatilha de ponta?
    Voce pode da algumas dicas?
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. min ha professora nos fez usar esta sequencia para quebrar nossa sapatilha> plie, meia ponta, ponta,em primeira, sexta e segunda posicao.
      primeiro com o pé direito e depois esquerdo várias vezes.
      depois tente com os dois pés.
      andar na meia ponta tambem resulta, assim como subir na ponta com os pés juntos em sexta posiçao e fazer plie na ponta msmo, sentando nos calcanhares e forçando o colo de pé
      esperio q ajude bjoos

      Excluir
    2. Os exercícios mencionados acima realmente são ótimos para forçar a sapatilha e amolecê-las!

      Excluir
  19. Oi!
    Alguns exercícios bem legais pra praticar e forçar a ponta são:
    *Abra 2ª posição, suba nas pontas e faça plié
    *Feche 6ª posição, suba nas pontas e sente em cima dos seus pés
    *Faça muito eléves, aproximadamente 32,(que é o que eu faço todos os dias) para fortalecer seus pés e para que se as pontas se adaptem aos seus pés

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses exercícios são ótimos mesmo, quando comecei nas pontas eles faziam parte do meu aquecimento diário =)

      Excluir
  20. Muito bom esse blog! Parabéns!
    Vou ver se dá certo essas dicas sobre como limpar a sapatilha de ponta, porque a minha está bem sujinha!
    Obrigado também pelos exercícios de como amolecer a ponta!
    :D~ ♥

    ResponderExcluir
  21. eu amei a ideia,vou testar na minha sapatilha de ponta,tomara que de certo,bem eu nao me apresentei...meu nome é Renata eu tenho 10 anos e estou a 4 anos no ballet eu passei para ponta nao faz muito tempo,eu estou muito anciosa pois vou danças com a sapatilha de ponta e de titi pela primeira vez no fim do ano.Bom resomindo tudo,a unica palavra que eu tenho para descrever isso tudo é:EU SOU LOUCAMENTE APAIXONADA PELO BALLET!!

    ResponderExcluir
  22. aadorei as dicas, muito obrigada! hoje mesmo vou limpar as minhas *-*

    estou te seguindo
    :D

    ResponderExcluir
  23. adorei eu comecei esse ano a usar aponta já é inha segunda sapatilha de ponta e eu ñ sabia como limpar ela faço ballet a 6 anos e só agora fui entrar na ponta obrigada pela dica
    bjsssss

    ResponderExcluir
  24. Adoro, gostei pois se realmente fizermos isso, vamos economizar e muito. bjs pra todos.

    ResponderExcluir
  25. Você pode me dar umas dicas para que meu blogger pode se tão bom igual o seu?
    Fiz ele ontem...
    ME AJUDE!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia muito bem estruturado tópico , adorei muito, secalhar poderiamos tornar-nos amigos de blog :) lol!
    Tirando as piadas chamo-me Andrei, e como tu escrevo blogs embora o tema do meu blog é muito diferente deste....
    Eu escrevo páginas de poker que falam de dinheiro grátis para jogar poker sem teres de por o teu dinheiro......
    Gostei muito o que li aqui!

    ResponderExcluir
  27. moro em apartamento que nao pega sol! Como posso limpar a sapatilha? pois as dicas de limpeza sempre dizem pra deixá-las no sol.

    Tenho uma meia ponta branca tbm e eu sempre lavo ela na máquina na função roupas delicadas com produtos de limpeza pra roupas claras mesmo. ela é tipo de um tecido de brim

    já a de ponta esta assustadora, de sujeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. use secador de cabelo

      Excluir
    2. Seque na sombra mesmo, em lugar bem arejado. Secador de cabelo não é recomendado, pois pode deformar a ponta. Abraços.

      Excluir
  28. oi bailarinas agradeçam a deus por ele te dar um sonho maravilhoso que é o balé espero que todas voces sejam uma otima bailarina.
    um bjão pra todas e continuem fazendo balé.......
    boas aulas xauzinho♥♥♥

    ResponderExcluir
  29. estou loooouca para ganhar minha sapatilha de ponta mas só posso usar no final do ano, muito obrigada pelas dicas bjs,bjs.DE UMA BAILARINA "STEFANI"

    ResponderExcluir
  30. Eu amo o Ballet como nunca amei nada !
    Foi a melhor coisa que eu já fiz na minha vida, eu me sinto livre, completada, feliz quando danço, não a nada que substitua isso pra mim.
    A minha primeira sapatilha da Ponta foi o que eu mais esperei na vida a ansiedade de fazer aula, de subir, de fazer exercícios...
    Hoje já estou no corpo de baile, já faço ballet a 3 anos, e fiz um solo que nunca vou esquecer.
    Sinceramente pra mim o ballet é eternamente.s2

    Yasmin Helena Santos do Prado.

    ResponderExcluir
  31. faço bale a 7 anos e so agora entrei na ponta e as vezes ela fica suja e eu paço um pano umido para limpar adia um pouco mas eu preciso de outra soluçao para deixar minha sapatilha bem linpinha para minha apresentaçao que sera em abril na minha igreja Assembleia de Deus ministerio Rhema da Posse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente misturar Veja à água na próxima vez. Abraço.

      Excluir
  32. eu amo ballet !!!gostei muito deste post espero q me ajude faz 3meses q coloquei a ponta e pelo motivo de eu treinar muito ela ja esta suja espero q estas dicas me ajudem !! muito obrigada.quero ela bem limpnha para meu primeiro campeonato na ponta !! muito obrigada
    bjs para todas as bailarinas (os)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post ajudou! =) Boa sorte!

      beijos

      Excluir
  33. Sem querer molhei o solo da sapatilha será que vai estragar? Preciso de resposta urgente pf!!!! Ajude-me amigas bailarinas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente! Ponha para secar na sombra.... Pode demorar. Isso já aconteceu comigo! Já caiu até suco de goiaba nas minhas sapatilhas e ainda estava ótima para uso haha =)

      beijos

      Excluir
  34. Parabéns pelo seu blog,ele é mesmo perfeito e me ajudou muito. Gostaria de agradecer pela sua ajuda e pedir para que você desse uma espiada no meu www.queridodiario-joana.blogspot.com e queria perguntar o que eu faço para fortalecer a minha perna. Eu faço um ano de ballet, mas a minha professora já me colocou na turma avançada e depois me colocou na ponta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Joana! =)
      As pontas certamente exigem força nas pernas; quem nunca sentiu a panturrilha arder depois de uma aula super cansativa? Pois é... O fortalecimento vem com o tempo mesmo, com os treinos, com o "meia-ponta, ponta, meia-ponta, ponta". Musculação pode ajudar muito também!

      Beijos.

      Excluir
  35. lavei minha sapatilha de ponta ficou da hoooorrrrraaaa deu certo

    ResponderExcluir
  36. Gente fasso ballet a 2 anos e ja estou na ponta mais ainda estou na esperiencia preciso de ajuda nos treinamentos mandem tipos de alongamentos para que eu possa treinar em minha casa porfavor !!!

    bjss
    karen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este post pode ajudar: http://bailarinadecorpoealma.blogspot.com.br/2010/01/alongamentos.html

      beijos

      Excluir
  37. Isa como faço para ter uma meia ponta melhor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de responder essa pergunta no Ask do blog, dá uma olhada lá! ;)

      http://ask.fm/blogbailarina

      Excluir
  38. Isa, acho minha obrigação como bailarina avisar as suas leitoras (e também a você, caso não saiba). Eu também limpo as minhas sapatilhas de ponta. Mas isso não é o correto a se fazer. Porque quando você molha o box da sapatilha ele amolece a substância que tem lá dentro que te segura nas pontas (que não é gesso mas também fica mole). Ela demora muito a secar e se não secar corretamente pode danificar sua sapatilha e até atrapalhar sua técnica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A umidade na sapatilha é quase zero! Ela não precisa ser molhada mesmo, só levemente umedecida; nada que chegue a comprometer a qualidade da mesma. Beijos.

      Excluir