quarta-feira, julho 22, 2009

Maquiagem de palco

Olá! Quanto tempo, né? Quase um semestre... A verdade é que eu estou meio sem idéias pro blog, porque estou sem comentários, sem e-mails, mas sei que recebo visitas por causa dos votos da enquete, então peço uma interação maior por parte dos leitores, pois assim o blog poderá continuar com postagens regulares. Para enviar alguma sugestão, basta mandar um e-mail para blogbailarinadecorpoealma@yahoo.com.br ou deixar um comentário aqui no blog mesmo. 


Indo direto ao ponto, o assunto de hoje é um dos preferidos de várias pessoas: maquiagem. E para profissionais de dança é muito importante ter uma técnica de maquiagem básica para o palco. Vou compartilhar uma maquiagem básica de palco, que costumo usar. Se restar alguma dúvida, pode perguntar em um comentário ou e-mail que responderei.


1° passo: limpar, tonificar e hidratar - é importante que a pele esteja bem limpa, tonificada e hidratada antes da maquiagem. Portando, limpe o rosto com sabonete ou gel de limpeza para o rosto. Se seu rosto estiver inchado ou com poros abertos, fazer uma compressa gelada é uma boa dica. Depois, se você tiver a pele oleosa, aplique um adstringente, mas se tiver pele seca, um tônico umectante é uma boa opção. Em seguida, um hidratante oil-free, para a pele não ficar ressecada. Esses são os passos que antecedem a maquiagem. Eles são importantes porque você não corre o risco de ter espinhas se sua pele for oleosa ou de sua pele ficar ressecada, se for seca.

2º passo: "fazer" a pele - na maquiagem, o processo de preparar a pele com base, corretivo e pó é chamado de "fazer" a pele. Primeiro, a base é aplicada, e ela deve ser do tom de sua pele. É bom que ela tenha uma boa cobertura. Uma opção para a maquiagem durar mais é a aplicação de um primer antes da base. Ele fecha os poros e aumenta a duração da make. Depois, um bom corretivo no tom da pele é bem vindo para esconder as temidas olheiras, espinhas e manchas da pele. Tem pessoas que preferem aplicar o corretivo antes da base. Eu prefiro depois, pois acho que cobre mais as imperfeições, mas isso é uma escolha pessoal. Depois, para dar um acabamento aveludado e tirar o brilho da pele, é bom o uso de um pó. Ele também tem que ser do tom da pele. Para um acabamento leve, é bom o pó ser aplicado com um pincel fofo. Os outros produtos podem ser aplicados com os dedos. Uma ótima dica para afinar o rosto ou o nariz é usar um pó de mais ou menos 2 tons abaixo do de sua pele. É fácil, basta aplicá-lo no contorno do rosto, como na foto abaixo:



Os risquinhos vermelhos representam onde deve ser aplicado o pó mais escuro que sua pele, para afinar seu rosto ou nariz.

3º passo: aplicação do blush e iluminador - um passo muito importante da maquiagem é a aplicação do blush, pois ele dá uma ar de saúde na pele, tira a palidez do rosto. Muitas pessoas não sabem onde aplicar ou exageram na quantidade do produto, o que não é legal. Geralmente, eu utilizo um blush rosa pink ou queimado, bem pouquinho. Ele deve ser aplicado com pincel. Abaixo, a foto representa onde o blush deve ser aplicado:


É muito importante esfumar (espalhar bem) o blush. Ele tem que ser sutil. Outra coisa que dá um up no visual é iluminar o rosto. Essa iluminação é feita com um iluminador, que pode ser aplicado com o dedo. O iluminador é aplicado da área acima da sobrancelha (bem rente) até o osso abaixo dos olhos, sem passar do término dos olhos, fazendo o formato de um C maiúsculo, como na foto abaixo:



4º passo: olhos - O passo mais difícil na maquiagem são os olhos. Mas é questão de treino. Primeiramente, aplicamos uma sombra champagne, de dentro pra fora, em um terço da nossa pálpebra. Depois, aplicamos uma sombra marrom escura (não tão escura), de fora pra dentro, do final da nossa pálpebra até a sombra champagne, mas deixando um espacinho no meio, onde aplicamos um marrom mais claro, um tom de cobre. Elas podem ser aplicadas com o pincel de esponjinha. Depois disso, esfumamos com um pincel fofinho, para ter a impressão de que não sabemos o início e o término de cada cor de sombra. Depois, aplicamos uma sombra branca abaixo da sobrancelha para iluminar e abrir o olhar, esquema na foto abaixo:



O "C" representa a sobra champagne. O "I" representa a sombra intermediária, o marrom cobre. O "M" representa o marrom escuro e o "B" representa a sobra branca. É importante que tudo esteja bem esfumado. O próximo passo é o tão temido delineador. Uma ótima dica pra quem tem dificuldade de aplicá-lo, é fazer pontinhos e ir ligando-os, como na foto:

Depois, é bom aplicar um lápis branco na região inferior dos olhos e rímel preto nos cílios superiores.

5º passo : lábios - uma dica para o batom fixar mais é passar uma camada de pó, uma de batom, outra de pó e outra de batom. Para aumentar os lábios, contornar a boca com lápis de boca é a dica. Os tons de batom geralmente são os de vermelho ou vinho. Se quiser, passe um gloss transparente para um efeito molhado.

Até o próximo post!

14 comentários:

  1. adorei essa técnica de maquiagem, vou usar no minha apresentação, daqui a 5 diaas! AAAAI, que ansiedade!

    ResponderExcluir
  2. adorei mais eu faço diferente (obs) minha mae que faz rsrsrrsrs adorei mais a minha fica mais bonita beijo xau

    ResponderExcluir
  3. gente tenho uma apresentação dia 6 e 7 de dezempro de 2010 venha me assistir beijinhos xau

    julian...

    ResponderExcluir
  4. adorei!! :)
    eu não uso a sombra champagne, uso tudo marrom, mas tem o mesmo efeito, de qualquer forma! hihi. Adorei mesmo. beijo, beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá
    adorei mas geralmente nao uso essas cores de sombra.
    Se minha prof. pedir dessa cor vou usar na minha proxima apresentaçao dia 3 de dezembro de 2010 .
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Adoreeeeeeeeei as dicas!
    você pode postar um blog falando sobre como fazer para aprender uma sequencia ou o nome de um passo mais rápido
    brigadinha!

    ResponderExcluir
  7. tenho uma filha de 9 anos no bale, ela gosta de maquiagem, queria dicas de maquiagem para eu fazer nela.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito das suas dicas, vou procurar vir mais vezes.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de dicas para de maquiagens para bailarinos.

    ResponderExcluir
  10. Ola adorei as dicas, tenho uma filha de 6 no ballet,e vai fazer uma aprentação no final do ano estou meia perdida vc pode fazer um post, falando de dicas para maquiagem de palco para meninas na idade dela, obrigadinha, bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiiee, eu to amandoo seu blog amor! Amo ballet, como vc! hihihi, aahh deixa eu t pedir uma coisinhaa, tem como vc postar algo sobre espacates, marcas de collant boa (q n seje capezio) e de sapatilhas de meia ponta? eh q eu vou começar no ballet mes q vem, e quero ajudaa!! aah, se precisar, meu e-mail: luana.ams.miau@gmail.com
    ps: me chamo Luana, mas me chama de Luuh

    ResponderExcluir
  12. Oii...Linda , será que você pode me dizer o NOME do CORTE de CABELO ?? Agradeço desde já, goostei muutio do seu blog, beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei do que você está falando! Desculpe...

      Excluir