quarta-feira, setembro 30, 2009

Post "sustentável"!

Hoje falarei sobre um projeto do meu colégio, o Universo. Esse ano, nosso tema na feira cultural é "Um universo sustentável". Meu grupo falará sobre o artesanato paraense, que recicla matérias naturais, como caroços de frutas. Além disso, estamos com um projeto de arrecadação de pilhas e baterias.

Universo Sustentável:
A energia do novo mundo

Vivenciado pelos alunos da 6ª série do Ensino Fundamental do Sistema de Ensino Universo de Belém/PA, o projeto Universo Sustentável visa arrecadar o máximo possível de pilhas e baterias a fim de encaminhá-las a processos de reciclagem.

Pilhas e baterias: Um risco à saúde e ao meio-ambiente

     Fabricadas com metais pesados altamente tóxicos e não bio-degradáveis como chumbo, cádmio, cromo, mercúrio, zinco, lítio, manganês e níquel, as pilhas e baterias de celular são um problema ambiental.
     A forma como são eliminadas, em lixo comum, aterros sanitários e o consequente vazamento de seus componentes tóxicos, contamina o solo, os cursos d'água e o lençol freático, atingindo  a flora e fauna das regiões circunvizinhas.
     Através da cadeia alimentar. essas substâncias chegam, de forma acumulada, aos seres humanos.
     Os metais pesados contidos nas pilhas e baterias, quando absorvidos, são de difícil eliminação pelo organismo, podendo causar diversos efeitos nocivos ao ser humano, tais como: alergias de pele e respiratórias; náuseas e vômitos; diarréias; diminuição do apetite e do peso; dores de estômago e gosto metálico na boca; instabilidade, com distúrbio de sono; inibição das céluls de defesa do organismo e bronquite. Pode inclusive causar danos ao sistema nervoso, circulatório, digestivo e reprodutor, edema pulmonar, osteoporose, perda de olfato, visão e audição e alguns tipos de câncer.
     O problema das pilhas é mais grave se comparado ao das baterias de celular, que possuem maior durabilidade e não são descartadas com tanta facilidade e rapidez pelos consumidores como é o caso das pilhas, que possuem menor tempo de uso e são jogadas e qualquer lugar.

Para saber mais

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=53943672

E-mail: universosustentavel@yahoo.com.br

Postos de coleta:

Belém/PA

Tv. Mundurucus, 4010
Cremação
Fone: 4009-1800

Espero que tenham gostado desse post especial. Para quem mora em Belém: tente dar uma passadinha no Universo da Mundurucus. Quem não mora em Belém, tente encontrar em sua cidade um posto de reciclagem ou coleta desse tipo de material. Ajude a salvar o planeta! =D

Abraços,
Isabela Sousa

2 comentários:

  1. Voce está linda Isabela. Uma menina tão nova com ideias de cuidar, sustentar, manter nosso mundo melhor.

    Geração sabia, inteligente e poderosa.

    Parabéns pelo seu novo visu do blog. Amei

    ResponderExcluir
  2. isa , amei o comentário , entra no meu blog http://eutambmdanoballet.blogspot.com , tomara que ache interessante

    ResponderExcluir