sábado, dezembro 26, 2009

Dicas para iniciantes na ponta - Parte 2

Parte 2 - Como amolecer as sapatilhas de ponta
Foto retirado do blog A Ponta da Bailarina.
Depois da escolha da sapatilha adequada, é preciso amolecê-la. Isso quer dizer que você precisa adaptá-la ao seu formato de pé e torná-la mais flexível para a execução dos passos. É como uma calça jeans nova: logo que você compra, ela é "dura" e apertada; mas conforme o uso, ela vai "cedendo" ao seu corpo.
Muitas pessoas gostam de fazer esse processo somente na mão. Não faça isso, pois assim a sapatilha poderá amolecer nos lugares errados e não ficará adequada ao seus pés. O que você deve fazer:

  • Se a sapatilha for muito dura e for difícil de amolecer somente nos pés, você pode tentar facilitar isso com as mãos, mas não force muito! Vamos chamar o amolecimento na mão de "pré-amolecimento". Faça movimentos de "curva" no arco da sapatilha; force também a meia-ponta, realizando o movimento de meia-ponta com as mãos. Não esqueça que deve ser tudo bem suave, apenas para facilitar o amolecimento nos pés!
  • Feito isso (basta fazer 1 vez!), é hora de amolecer de verdade, nos pés! Na barra, em primeira posição, faça elevés lentamente, passando muito bem pela meia-ponta até chegar na ponta, mas  equilibre bem o peso do corpo e não esqueça: mantenha a postura.
  • Outro exercício que é muito bom: equilibrar o peso do corpo todo em uma só ponta lateralmente o que?. Você fica em primeira posição na barra; faz um degagé a la second e transfere o peso do corpo para a perna que está no degagé. Mas não esqueça de estar com o corpo encaixado, não se acomode na perna de base.
  • Porém, o melhor exercício é: meia-ponta, ponta, meia-ponta, ponta!
  • Vejam um vídeo que ensina um método muito eficaz para um pré-amolecimento das sapatilhas :


Vou reforçar o aviso: a sapatilha de ponta deve ser amolecida nos pés, para se adaptar ao formato deles e para amolecer nos lugares corretos. Se você achar a sapatilha muito dura e se for difícil de amolecer somente nos pés, force levemente nas mãos. Caso contrário, você pode acabar fazendo com que ela tome um formato diferente do dos seus pés.

27 comentários:

  1. Olá Isabela, assitindo ao video percebi que a fisioterapeuta, quebrou duas sapatilhas de formas diferentes. Saberia me dizer pq?...........obrigada e lindo post.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, não tinha percebido......obrigada menina................beijos

    ResponderExcluir
  3. Ahh tô amando as suas dicas meu!
    Ainda não quebrei a minha, e confesso que tinha muitas dúvidas sobre como quebrar nos pés, agora vou sempre lembrar do 'meia-ponta, ponta, meia-ponta, ponta...' rs
    E sem contar que olhando pelo video deu pra ter uma noção.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Ooi Isabela, sou sua chará =)... adorei sua postagem, ela ajudou bastante na hora de amoleçer minha sapatilha... mas meu problema é ki tenho pés fortes, aí nao posso amoleçer a sapatilha... só consigo usar ela por 2 meses =P
    Bjão..

    ResponderExcluir
  5. eu comprei a capezio partner studant e quando eu subi ela kebrou completamente de tal maneira de naum consigo mais usar
    alguem tem uma dica de sapatilha profissional super resistente?
    brigada

    ResponderExcluir
  6. nossa isso e incriveu como comseguil isabela meu sonho e der conta de fazer a abertura e ficar e m pe na sapatilha de ponta bjs...

    ResponderExcluir
  7. Olá meninas, bom, tenho 17 anos e sempre quis fazer ballet. Só que os meus pais são do "tipo" realista e não curtem muito a dança, então eu cresci sem que eles dessem o valor necessário pra isso.
    Só que o tempo passou e hoje enfim posso pagar uma escola de ballet clássico, estou empolgada. Na verdade estou aqui pra pedir a opinião de vocês pra uma pessoa como eu "que vai começar tudo agora".
    obrigada, espero resposta.

    R.

    ResponderExcluir
  8. Oi ,meninas...pra quem precisa de uma spatilha mais resistente, recomendo a millenium technique (não sei com se escreve). Minha irmã usa essa a um ano pois todas as outras sapatilhas que ela comprava quebravam muito rapido e com a technique ela ficou nmuito satisfeita!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Anonimo de 17 anos , não desiste de seu sonho :)Eu tenho 12 , começei coma ponta auma semana , usei a Patner Student da capezio , ela é otima , mas para min é muito dura , mas vo quebrando-a no MEIA PONTA , PONTA . Na minha primeira aula de ponta ela ja sujou bastante , limpei com o veja , fraco grande axul e tampa vermelha . Só tira a sujeira, o desgaste não (:

    ResponderExcluir
  10. @Anônimo
    Verdade! A melhor forma de quebrar ponta é meia-ponta, ponta. ;-)
    E realmente, o veja não tira desgate (isso seria impossível...rs)

    ResponderExcluir
  11. oi, adorei sua dicas elas tem me ajudado muito, pois faço ballet a 3 meses e a um mês estou usando a ponta. No começo foi bem difícil , mas agora já me acostumei com a dor, mas meu tornozelo esquerdo é bastante fraco e não me dá sustentação para ficar em pé direito na ponta,fico somente no pé direito. gostaria de saber se tem alguma dica de exercícios que eu possa fazer para que me tornozelo fique mais forte. bjs!

    ResponderExcluir
  12. ola meninas etalvez ola a algum menino corajoso que faça o ballet rs bom gente minha paixao sempre foi a dança,e o ballet um sonho que nao foi realizado infelismente bom o tempo passou mais a vontade de aprender nao!!hoje tenho 21 anos ja ouvi depoimento de uma pessoa q aprendeu com essa idade mais vcs com esperiencia poderiam me falar se daria pra mim correr atras do tempo perdido..aguardo a resposta e adorei encontrar este blog poi sempre pesquiso a respeito de ballet e acabei encontrando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bom eu faço ballet há 4 anos(tenho 13 anoss) nao tenho tanta experiencia mas posso te falar que nuca é tarde para desistir, entre para uma escola de ballet na sua cidade, va nas aulas se gostar fique no ballet se nao é melhor vc sair pois se vc nao gosta vc vai ficando com ''rancor'' e nunca mais vai querer fazer ballet na sua vida mas NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS, tente mas NUNCA DIGA NUNCA

      Excluir
  13. Obrigado por este maravilhoso post.Admiring o tempo e esforço que colocou em seu blog e informações detalhadas que você oferece.

    ResponderExcluir
  14. Olá Isabela vc pode me explicar uma coisa??? A minha sapatilha de ponta não dobra igual a da foto dessa parte de baixo não dobra é meio de madeira!!! quando puder me responda... :)
    Bjuss

    ResponderExcluir
  15. Eu olhei e minha sapatilha é Capézio num. 181, eu num achei nenhuma foto e nem um comentario sobre a sapatilha 181 :'( se vc souber de alguma coisa que eu possa fazer para amoleçer ela me avisa BeIjOSS


    :'(

    ResponderExcluir
  16. (CORRIJINDO)Num. 175

    "Pô,,responde"

    ResponderExcluir
  17. Wow! ¡Gracias! Siempre quise escribir en mi sitio algo así. ¿Puedo tomar parte de tu post en mi blog?

    ResponderExcluir
  18. oi,fiz jazz a minha vida toda fui fazer uma aula de ballet avançado(minha professora de jazz da essa aula de ballet e me chamou)e me sai bastante bem.Ela quer que eu comece a fazer aula de ponta,voce acha que eu devo?

    ResponderExcluir
  19. @Anônimo
    Por mais dura que a sapatilha seja, não existe nenhuma feita de madeira.

    ResponderExcluir
  20. como eu faco para saber se a sapatilha de ponta esta totalmente quebrada?

    ResponderExcluir
  21. @Anônimo
    Quando a sapatilha não te dá mais sustentação; você não consegue ficar em pé com equilíbrio, os pés ficam caindo pros lados, indicando que a ponta já está muito mole, e por isso não deve ser usada, pois pode até causar uma lesão.

    ResponderExcluir
  22. Isabela, adorei as dicas! Mas...Como eu faço para saber que a sapatilha já foi quebrada o suficiente( não muito) para ser usada?

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber onde encontro sapatilhas coloridas.. grata

    ResponderExcluir
  24. pode achar na lapa ou no centro

    ResponderExcluir
  25. Oi! Amei o blog! Fiz ballet dos 4 aos 12 mas parei pois minha professora foi dar aula muito lonje e a outra queria me tirar da ponta mas nao devia ter parado! Agora quero voltar mas estou completamente duuuuraaa e fraca kkk como sinto falta do meu amor ballet! Vcs acham que devo voltar? Em quanto tempo recupero o aquecimento se fizer todos os dias um pouco em casa p depois comecar as aulas?? Fiz ponta por dois anos! Hj tenho 17, acham que consigo retornar acminha bailarina a mim?

    ResponderExcluir
  26. Não sei mais o que faço, minhas sapatilhas de ponta duram uma semana, meu professor diz que tenho o arco do pé muito curvado e o tornozelo muito forte e não tem lojas que vendem sapatilhas na minha cidade, tenho que esperar chegar os festivais para comprar varias de uma vez. O que eu faço para elas durarem mais?

    ResponderExcluir