quinta-feira, janeiro 14, 2010

Ballet Contemporâneo

O post de hoje é sobre ballet contemporâneo, a pedido da Erika. Ela perguntou minha opinião sobre essa modalidade de dança, que particularmente, não me agrada tanto. Mas tem alguns ballets em especial que gosto, como o "Revelation", dançado pela Zakharova (últimas três fotos) e principalmente o "In the middle", dançado também pela Zakharova, junto com o Andre Merkuriev. 


Dança contemporânea pela Wikipédia:

"A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet,ao jazz e ao hip hop.

Mais que uma técnica específica, a dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna.
[...]Aliado a isso, viu-se a necessidade da pesquisa teórica para complementação da prática.
[...]A dança moderna modificou drasticamente as "posições-base" do ballet clássico, além de tirar as sapatilhas das bailarinas e parar de controlar seu peso. Ela mantém, no entanto, a estrutura do ballet, fazendo uso de diagonais e da dança conjunta. A dança contemporânea busca uma ruptura total com o balé, chegando às vezes até mesmo a deixar de lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos, idéias, conceitos. Solos de improvisação são bastante freqüentes.
A composição de uma trilha para um espetáculo de dança contemporânea implica diversos outros fatores além da própria composição musical.
A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la.
Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados. O corpo, pesquisando suas diagonais, não delimita estilos de roupas, músicas, espaço ou movimento."


Vídeos: 

Revelation, Svetlana Zakharova:





In the Middle, Svetlana Zakharova e Andre Merkuriev:





Dong-A Dance Festival, Hallucination (não sei o nome da bailarina):





Fotos




 

 

 



Abraços,
Isabela Sousa

9 comentários:

  1. Oiii , essa é a segunda vez que passo aqui e antes de tudo quero dizer que seu blog é muito motivador, adorei ! O post sobre ballet contemporânio é muito legal , as fotos , e me ajudaram um pouco a ver que NÃO É nem um pouco MINHA PRAIA , rs. Faço ballet a 4 meses mais ou menos e sou apaixonada pelo clássico , a músca , os passoss , as roupas . Tuuuuuudo , tudo !
    Beijos : *

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto por aí algumas fotos da Svetlana no "Revelation", mas eu também não gosto muito da dança contemporânea.Eu acho mais bonito visualmente o ballet, e ele tem mais significado. O moderno é só a dança, o ballet clássico é uma história. Por isso eu prefiro o ballet.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei linda essas sapatilhas, e com toda a certeza eu compraria ao menos uma dessas pra mim.

    ResponderExcluir
  4. Gosteei mtooo dos vídeos e vou dar uma olhada no blog da Jade =)
    Bjão...

    ResponderExcluir
  5. Ola Isabela, estou a fazer um trabalho sobre a relação da arquitectura com a dança e gostava de saber se sabes o título da primeira fotografia.

    A da bailaria arqueada por cima das costas do bailarino.

    Sabes o nome do ballet? Mais algum pormenor?

    Obrigada,

    Bárbara
    (se o portugues te parecer estranho é normal, estou a escrever-te de Portugal)

    ResponderExcluir
  6. mas se o bellet contemporaneo ñ difene a roupa determinada então é diferente do ballet classico né.

    ResponderExcluir
  7. @babs
    Poxa, eu não sei qual é a coreografia...=/

    ResponderExcluir
  8. Oi...Sou bailarina clássica há algum tempo mas...de um tempo pra cá comecei a fazer conteporâneo tbm...por pura curiosidade...e quer saber? adorei!!É dificultoso pra mim pq sou totalmente endeors mas...estou melhorando muito...e o melhor...uma dança não atrapalha a outra...Pelo contrário meu pé tá muito mais bonito depois do conteporâneo!!
    Beijos e adorei o blog!

    ResponderExcluir
  9. eu amo bale é inspirante no começao agente pensa em desistir mas eu falei pra mim mesmo eu cosigo e olha o resultado eu cosigui nao dessista

    ResponderExcluir