quinta-feira, setembro 16, 2010

Ballet X Musculação

Está decidido: vou mesmo é me matricular em uma academia, pra voltar ao meu peso normal e manter a forma. Não é bem o que gosto de fazer, mas é a única opção que dá pro meu tempo disponível atual.
Por isso, decidi elaborar este post, sobre a relação do ballet com a musculação.

Como vocês devem saber, a dança exige muito do corpo, tanto de força, quanto de equilíbrio e flexibilidade. A musculação aumenta o ganho de massa muscular e ajuda a manter os músculos rígidos, logo aumentará a força dos mesmos. Por isso que principalmente os homens devem fazer academia, que auxilia muito na prática do pas-de-deux.

É muito importante frisar que toda atividade física deve ser primeiramente avaliada por um profissional da saúde e supervisionada por um instrutor de educação física; assim, você não corre o risco de se machucar ou sofrer algum outro tipo de dano.

Outros benefícios da musculação: 
  • Fortalece as articulações (maravilha para nós, não?!);
  • Aumenta a resistência do organismo;
  • Fortalece os ossos, prevenindo a osteoporose;
  • Aumento da flexibilidade muscular; --> Correção feita por comentário: "musculação não melhora flexibilidade, pelo contrário, se não houver um trabalho específico de alongamento pode até prejudicar a flexibilidade tão 'suadamente' alcançada".
  • Diminuição de possíveis problemas cardíacos.


Espero que tenha esclarecido possíveis dúvidas; agora é só correr pra academia! =D

10 comentários:

  1. E o bom da musculação é que as bailarinas deixam de ter somente as pernas fortes neh?
    bjO

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  2. Muito legal a postagem, passa no meu blog http://eutambmdanoballet.blogspot.com

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  3. Adorei as comparações, ficou super legal!
    Beijos, Gabi

    Ps.: Está rolando um sorteio lá no blog!

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  4. @*May Lopes
    É verdade! Pernas fortes e braços fracos não dá!!! =D
    Bjos.

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  5. Adorei o seu blog querida. Fiquei até com vontade de fazer balé =)
    Porém, como graduada em Educação Física e professora de ginástica olímpica e rítmica tenho algumas considerações a fazer:
    Primeiro: quem orienta;prescreve e avalia a atividade física é só o profissional de Educação Física e não qualquer um da área da saúde =(
    Outra coisa: musculação não melhora flexibilidade, pelo contrário, se não houver um trabalho específico de alongamento pode até prejudicar a flexibilidade tão "suadamente" alcançada. Boa sorte na musculação!!!

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    1. Olá Keli, se a musculação for feita utilizando grandes amplitudes nos aparelhos pode melhorar sim a condição de flexibilidade. Não sei se isso faz parte do que você comentou como trabalho específico de flexibilidade, mas está aqui.
      (:

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  6. É verdade a musculação ela pode sim prejudicar todo o alongamento conquistado! O melhor exercicio fisico para os bailarinas seria o Pilates, Girotonic etc! Que enrigece a musculatura ao mesmo tempo que mantem a flexibilidade! Minha professora de ballet é formada em ED Fisica e foi quem me disse isso!

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  7. @Keli
    Obrigada pela informação Keli. Realmente, o que os médicos dizem difere muito do que os profissionais de ed. física afirmam.
    Abraços...

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  8. A maioria, senão todas as pessoas que praticam balé tem os músculos extremamente definidos e volumosos nas proporções ideias, enquanto que a maioria das pessoas que frequentam academia de musculação não tem um corpo legal, quando tem musculo, tem demais em algumas partes do corpo e pouca em outras, completamente fora de proporção. Qual é o segredo dos treinos de balé?

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    1. Acredito que o ballet por si só define e mantém o tônus muscular como nenhuma outra atividade, e por não ser uma atividade localizada, "cuida" do corpo de maneira geral. Combinado com a musculação, que deve ser realizada de acordo com as necessidades do bailarino, o resultado certamente é ainda melhor e proporcional.
      Não é interessante para o bailarino, especialmente para a bailarina, ganhar muita massa muscular, por isso o trabalho na musculação é focado para a definição e manutenção. Já o público exclusivo da academia costuma querer o aumento de massa magra (muitos deles focam em uma parte específica do corpo: homens preferem malhar braços e peito; já as mulheres, pernas e glúteo; daí a desproporção que você citou).

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