sábado, setembro 25, 2010

Como proteger os pés

O ballet é visto como uma arte linda, cheia de glamour e fantasia. Mas só quem pratica sabe que isso não é 100% verdade. Bailarina sofre sim, e muito! É dor, nervosismo, pressão, cansaço... Mas tudo isso vale a pena pelo amor e dedidação à dança! :)
Uma das questões mais feitas por bailarinas novatas na ponta: "Como eu devo proteger os pés?"

Isso é uma questão pessoal. Cada garota é diferente; umas nem sentem tanta dor, outras tem muitas bolhas e calos. Mas pra facilitar a vida, vou dar algumas dicas.
  • Acho essencial o uso de ponteiras. Será que existe alguma bailarina que não use ponteira e não sinta dor??? Praticamente impossível. Ela protege muito os dedos, principalmente as de gel (silicone). Mas eu prefiro as de formato arredondado, porque as muito "achatadas" nas pontas costumam encravar mais as unhas e apertar mais os dedos. Prefiro as de silicone, mas a minha professora só usa as de pano, então é uma questão pessoal. Experimente cada uma e veja com qual você mais se adapta.
  • Sempre apare e lixe as unhas. Esse é um passo fundamental. A dor de uma unha encravada é terrível; se você nunca teve, previna-se para não ter. Nunca deixe suas unhas crescerem muito; lixe-as constantemente. Importante: não cutuque-as! Apenas passe um palito por trás, mas sem empurrar muito, pois pode se machucar; lembre-se que esse trabalho é do podólogo! Corte as unhas em formato quadrado, porque as em formato arredondado são mais propícias à encravar.
  • Alguma bolha ou calo? Microporo neles! Nada de usar aqueles esparadrapos muito duros (aquilo mais machuca do que protege!), use o microporo; ele parece com aquelas fitas de fralda de criança, bem fininho. Procure não colocar tanto esparadrapo, pois o excesso pode atrapalhar a realização dos passos.
  • Não use medicamentos sem orientação médica, mesmo sendo tópicos! Conheço meninas que passam pomada anestésica em seus machucados. Isso é errado! Apesar de parecem inofensivas, essas pomadas são medicamentos e oferecem riscos a saúde. Procure um médico para lhe receitar algo para dor.

12 comentários:

  1. Amei as dicas isabela impressionante comovc sempre tem postagens interessante há ti lembra que falasse que ia fazer outro tipode dança começace?passa no meu blog http://eutambmdanoballet.blogspot.com bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Liiinda !
    Me ajudaste muito !

    Obgigada por todos os seus posts !

    Parabéns pelo bloooog e muitas felicidades!

    bJS E BJS

    Heloisa

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito importante sim!
    Claro,nosso pé não vai deixar de ser feio,mas pq não cuidar deles com o amor que temos com nossos cabelo e pele?
    Postagem muito boa!
    bjO

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o uso de ponteiras é relativo a ponta que vc usa. Tipo, quando eu usava ponta nacional, a ponteira de silicone era indispensavel. Agora que uso Gaynor, não uso ponteira nenhuma e nem esparadrapo e dá o mesmissimo efeito.

    ResponderExcluir
  5. @Amy
    Amy, como queria experimentar uma Gaynor. =D
    Não sabia que era tão boa a ponto de poder dispensar o uso de ponteiras, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ah, depende da resistencia da pessoa. A Gaynor sozinha é como usar sapatilha comum com ponteira de pano... para quem tava acostumada com a de silicone doeu um pouco no inicio. Mas depois que me acostumei achei zilhões de vezes melhor, pois eu tenho liberdade de movimento nos dedos,não esquenta e não dá aquela sensação de formigamento típica da ponteira, sabe?

    ResponderExcluir
  7. @Amy
    Ah tah! Bacana isso! =D
    Beijos, obrigada pelas informações Amy!

    ResponderExcluir
  8. Adoro seu blog! Parebéns1 As dicas são as melhores !
    Boa sorte no seu blog!

    ResponderExcluir
  9. Amei encontrar seu blog!!!
    No próximo dia 18 completo 45 anos e voltei a fazer ballet no ano passado depois de mais de 20 anos longe.
    Amo ballet clássico, amo as aulas e amo tudo relacionado ao ballet.
    Parabéns pelo lindo blog!!!!!
    E obrigada pelas maravilhosas dicas!
    Beijocas:
    Silvina

    ResponderExcluir
  10. Dicas bem importantes como sempre...
    Adoro esse blog =)
    Bjs...

    ResponderExcluir