segunda-feira, setembro 27, 2010

Encaixe de quadril. O que é correto?

Olá meninas e meninos!
Resolvi fazer esse post para esclarecer um item que andou dividindo as opiniões nos blogs de ballet ultimamente: a questão do encaixe do quadril na dança.

Queria primeiro esclarecer que não tenho nenhum conhecimento técnico em fisioterapia ou educação física, logo não sou profissional na área; mas, por outro lado, tive aulas com professoras de dança com formação nesse ramo, que me ensinaram tudo o que sei hoje. Portanto, passarei as informações que aprendi com elas.

Mas, inicialmente, o que é o encaixe do quadril? É posicionar seu quadril corretamente, na direção linear dos ombros e coluna. Obs.: não confundam posicionar com "embutir"; ninguém vai empurrar os glúteos pra dentro e ficar reta igual a uma tábua, nem toda dura também. Somente irá se posicionar de forma correta, com postura alongada. O quadril faz um conjunto com a coluna, o pescoço, a cabeça e os ombros. Se tudo isso estiver harmônico, a postura na dança estará correta. O en dehors, coisa essencial no ballet, faz com que, quase automaticamente, o quadril seja encaixado. Fazer um levantamento de perna sem encaixe de quadril é o mesmo que fazê-lo sem en dehors; aí, você estará levantando sua perna pelo bumbum, o que é totalmente errado.

Claro que se o encaixe do quadril for feito de modo errado, causará problemas para a coluna com o decorrer do tempo. Se você ainda não conhece o seu corpo, não sabe posicionar tudo direitinho, peça orientação de sua professora ou professor; eles são quem mais podem lhe ajudar com essas questões.

Alguém já viu uma bailarina famosa, como a Svetlana Zakharova, a Alina Cojocaru, a Tamara Rojo, entre outras, dançar desencaixada? Acho que não, não é mesmo? Isso faz parte do ballet! Dizer que não existe será uma falsa afirmação. Será que as professoras estudaram suas faculdades pra nada? Pelo menos as minhas professoras sempre fornecem informações quanto a feição correta dos passos, para não haver comprometimento de nosso corpo.

Outro tópico: o ballet com certeza traz demasiados benefícios a saúde; tonifica músculos, melhora a auto estima e coordenação motora, etc. Mas ele causa danos; negar isso é impossível. O simples fato da sapatilha de ponta ser usada pelas bailarinas já compromete certos aspectos; os movimentos difíceis, de sobrecarga, também. O ballet causa problemas ao corpo com o tempo, isso é inevitável. Assim como a corrida, a ginástica, o salto com vara. Mas podemos amenizá-los.

Com as fotos abaixo, espero que compreendam como o encaixe do quadril é importante no ballet:







12 comentários:

  1. Olá!
    A Carol Lancelotti postou hj mesmo sobre esse assunto...rs
    Mas conhecimento nunca é demais!
    bjO

    ResponderExcluir
  2. Queridas, aco que a dificuldade da maioria nas dúvidas a esse respeito é que existe o alinhamento do quadril com a coluna, a lordose que muita gne acaba desenvolvendo por falta de postura e há aquilo que mutos deturpam como encaixe de quadril. Quadril encaixado corretmente é quadril alinhado com a curvatura natural da coluna, e ponto. Quando se diz que encaixar o quadril não existe estamos falando da maneira exacerbada como alguns professores exigem a postura. Prejudicando o aluno e sua saúde. O quadril deve ser encaixado e alinhado , mas sempre procurando dar um conforto que não prejudique a aluna.
    É isso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. @Ju Sales
    Exatamente Ju. É isso que quis mostrar no texto. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Sim, meu anjo , só estou colocando que ao dizer isso você também concorda que não se encaixa quadril ^^
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. @Ju Sales
    Claro que existe! Se precisamos alinhá-lo, estamos encaixando. Outra coisa: se fizermos en dehors, automaticamente nosso quadril estará encaixado.

    ResponderExcluir
  6. nOOSA, QUE LINDOOO
    Beijos!
    Visite o nosso tb :)
    :*

    http://tudoorna.blogspot.com/nOOSA, QUE LINDO!!

    ResponderExcluir
  7. Meu ponto de vista.

    A palavra Encaixe de quadril é simplesmente mais uma GÍRIA do mundo do ballet, porque se for analisar o quadril já é encaixado na coluna vertebral o termo correto seria o "Posicionamento correto do quadril em relação ao corpo"
    Como minhas professoras me ensinaram coloque o quadril na posição correta, o que sobra é o Seu bumbum normal e deixe ele no cantinho dele.

    Se você não colocar o quadril no posicionamento correto em relação ao corpo, ira trazer varios problemas na coluna e nos joelhos.

    E para os leigos, o "encaixe de quadril" é usado em várias modalidades de esporte como boxe, natação, volei, tênis e até em hidroginástica
    Tudo isso por que na verdade o "encaixe de quadril" é para ajudar a postura.

    Tudo feito com exagero trás muitas complicações, e o grande problema do balé é a tensão no movimentos dos passos. Colocar muita força na região do quadril a longo prazo trás problemas horriveis.

    Como disse e repito. Encaixe de quadril é uma GÍRIA, mas sua intenção é o que leva o ballet a ser o que é.

    bjssss Isabela adoreii o post PERFEITO *-*

    ResponderExcluir
  8. @Tays
    Tays, EXATAMENTE isso que eu queria passar no post"! Que bom que gostou! :)

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post e como fotógrafa fiquei com imensa vontade de fotografar umas modelos a fazer ballet! Eu cheguei a fazer também mas já foi há tantos tantos tantos anos que já so me lembro do pliêt

    ResponderExcluir
  10. @Rach
    Que bacana! =D
    Adoro fotografias profissionais! *-*
    bj

    ResponderExcluir
  11. que legal!!! agora eu acho que estou entendendo melhor o "encaixee do quadril"... vou perguntar para minha profi. valeu, esse blog ajudou muito!bjs

    ResponderExcluir