sexta-feira, outubro 08, 2010

Diferença entre Grand Jeté e Sissone

Olá meninas, como vão? =D

Resolvi fazer esse post pra esclarecer umas coisinhas que ficaram mal explicadas no post anterior, do “Salto de Don Quixote”.

Como a Amy, do blog Just Uó, esclareceu, o salto clássico de Don Quixote é o Sissone, e não algum tipo de Grand Jeté.

Sissone
A diferença básica entre um grand jeté e um sissone: no sissone, as duas pernas saem do chão ao mesmo tempo, e o impulso é tirado de um único plié. Depois do plié, a perna da frente sobe esticada, e a de trás dobra, como na foto.

Grand Jeté
Já no grand jeté, sempre há uma preparação mais longa e “dançada”, como valsas, chassés, pas de bourres; claro que o impulso também é retirado de um plié. Só que neste salto, a perna da frente sobe como se desse um “chute” e a de trás somente acompanha-a. Detalhe muito importante: este “chute” deve lhe impulsionar para cima, e jamais para a frente, pois se não o salto não vai ser muito alto e nem dará aquela impressão de leveza; os braços também ajudam muito na altura e durabilidade do salto.


11 comentários:

  1. Bem legal, vc esclarecer as dúvidas assim ajuda muitas pessoas! bjs por favor passa no meu blog http://eutambmdanoballet.blogspot.com faz um tempo que não deixa sua marquinha por lá bjs e boa sorte na sua vida!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa postagem!
    Acredita que isso caiu na minha prova de Clássico?hehe
    Estudem meninas!
    bjO

    ResponderExcluir
  3. Oi querida,saudades!!

    Sabe, nem sempre o sissone tem a perna dobrada atras, esse atittude é uma variação, pois existem varis sissones:ferme, simples, double, reverse.

    ResponderExcluir
  4. @escrevendo com os pés
    verdade, mas eu quis falar sobre esse especificamente =]
    bjos, saudades tbm =]

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por esse post , realmente me ajudou =: D

    ResponderExcluir
  6. muito obrigada minha professora de balé amou estou entrando na ponta pois estou fazendo testes e respondendo perguntas eu e minhas amigas bjos continuem assim

    ResponderExcluir
  7. Show, eu tive duvida num questionário sobre ballet uma vez, ainda tenho dificuldades com o Grand Jeté, imagina o sissone! hahahah, mas acho tão lindo...!

    ResponderExcluir
  8. Ótimo tiro minhas duvidas!

    ResponderExcluir
  9. oi bailarinas(os),
    amei os saltos!pena que so consigo fazer o grand jeté mas vou praticar o sissone.
    bjs vitoria

    ResponderExcluir
  10. amo ballet e acho o sissone + bonito

    ResponderExcluir