segunda-feira, dezembro 13, 2010

En Dehors - O que é e como ter.

En Dehors, literalmente, significa "para fora". Basicamente é manter os calcanhares virados para fora. Mas ele exige muito mais do que só os calcanhares, pois para mantê-los nessa posição é necessário a boa colocação das pernas e quadril e também postura, ou seja: o En Dehors é um dos itens considerados essenciais no ballet. 

Para ter um bom En Dehors, o principal é a rotação externa do fêmur. As bailarinas mais novas na dança tem dificuldade em identificar essa boa colocação corporal, mas aos poucos passam a conhecer melhor o corpo e assimilar tudo isso sem ao menos olhar no espelho; isso só é questão de tempo e treino.
Outra coisa muito importante também é o encaixe do quadril (ou colocação, como preferirem),  pois sem este não há rotação do fêmur adequada. Falei disso neste post.
Seguindo esses "passos", consequentemente irá rotacionar também seus calcanhares, e aí o En Dehors estará completo.

Como puderam perceber, a prática correta do En Dehors é cheia de "consequências": o encaixe do quadril ocasionará a rotação do fêmur, que ocasionará a dos calcanhares. 

Não há ao certo exercícios que melhorem o En Dehors. Importante: é errado forçar a rotação de pernas e calcanhares. Com o tempo, a pessoa pode sofrer dores e até problemas principalmente nos tendões, desencadeados pela sobrecarga do peso em determinadas regiões, como joelhos. Com a prática do ballet, você saberá os limites de seu corpo; nada de exageros!

Consultando alguns sites, vi que exerícios de abdução de coxa podem ajudar. E claro, o melhor: alongamentos.

Mais exercícios:

7 comentários:

  1. muito obrigada!me ajudou bastante!

    começarei no ballet ano que vem e esava com esta duvida.

    Muito obrigada mesmo!

    p.s.:adoro o seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post, me ajudou bastante!
    Vou fazer os exercícios para melhorar meu En Dehors *-*
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo post! ficou ótimo!
    vendo suas postagens antigas adorei a que fala sobre alongamento e os exercícios! eu fico bem enferrujada nas férias por isso acho muito importante fazer msm que sejam leves, alongamentos em casa para não perder o jeito!
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Descobrí que meu an dehors é péssimo!Mas enfim...seguirei com os exercícios!
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  5. oi isabela eu ganhei uma audição para o ballet bolshoi e gostaria de saber se você poderia me dar algumas dicas

    ResponderExcluir