sábado, janeiro 15, 2011

Dicas para sustentação de perna

A sustentação de perna é um dilema para muitos bailarinos (oi!), pois realmente é difícil mantê-las com o quadril e fêmur nos lugares certos, com postura, etc. Mais uma vez eu digo: é apenas questão de treino; com o tempo, você consegue se corrigir, perceber seus erros e trabalhar em cima disto.

Foto retirada do blog Na Ponta dos Pés.
Muitos bailarinos possuem boa flexibilidade na hora de alongamentos, mas na hora de realizar exercícios mais lentos, como um adágio, a perna não sobe. E isso, pode apostar, não é falta de flexibilidade.

Um dos erros mais comuns: levantar a perna pelo glúteo. Como assim? Quando você não está encaixado, com quadril e fêmur nos lugares errados, a tendência é erguer a perna pelo glúteo. Pode reparar; se olhe no espelho e sinta: se você se enxergar torta, e não sentir a força empregada no posterior da coxa, pode ter certeza: está fazendo o exercício de forma errada; sua coluna também não estará totalmente ereta, mas sim com uma curvatura acentuada na região lombar . Isso é até difícil de explicar, pois é uma coisa muito pessoal; mas peça orientação para sua professora ou professor.

Outro erro que também é comum: fazer a força para levantar a perna na região anterior da coxa. Não adianta: ela não vai subir de jeito algum. Por isso, nunca esqueça: a força deve ser feita no posterior da coxa!

E outra dica: não faça muita força para subir a perna: tente realizar um movimento suave; respire bem e alongue a postura durante a feição do exercício; os braços também ajudam.

O blog Ballet Monde dá dicas de alguns ótimos exerícios auxiliares:


11 comentários:

  1. Bem legal a postagem meus parabéms, passa no meu blog http://eutambmdanoballet.blogspot.com bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelos truques.
    Vou usar os seus truques nas minhas aulas :)
    Queria pedir uma coisa, será que você podia fazer um postem que dissesse uns para eu ter mais força nos meus pés e prepara-los para as pontas. Sei que leva o seu tempo, mas eu queria fazer uns exercícios durante a semana.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. obrigada por essa dica. eu faço ginástica rítimica e tenhoa tendencia de errar na hora de fazer esse equilibrio da foto. a perna a frente e a cima.
    meu quadril costuma desencaixar. e olha q sou bastante elastica. acho q me falta força...
    =/

    olha dediquei um selinho a 15 blogs incluindo o teu. =***
    http://zonzobulando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. @Tati Nanda
    Realmente a flexibilidade não tem a ver com a força e equilíbrio...

    ResponderExcluir
  5. oi florzinha estou te seguindo me segue tmb...

    http://jackiemoraes.blogspot.com/

    Eu tmb gostaria de pedir um favorzinho O blog O mundo da penelope ta fazendo um reality blog BBB(big blog brasil)
    e eu estou no paredão hahaha vota pra eu ficar
    http://omundodapenelope.blogspot.com/

    esse é o blog dela

    é so votar em JAQUELINE MORAES.
    muito obrigadaaa

    ResponderExcluir
  6. oies
    fiz um Blog a poucos dias
    amei o seu
    estou te seguindo
    da uma olhadinha no meu e ve o que vc acha!!!!!!
    http://anaguedesballet.blogspot.com

    beijos e até mais
    alias amei seu post
    vc tem toda a razão sobre o lugar para por força pra perna subir...

    ResponderExcluir
  7. valeu pelas dicas isabela !
    gente, entrem no meu blog : www.allthedance.blogspot.com e comentem, por favor !

    ResponderExcluir
  8. muito legal essa iniciativa ! essa parte tecnica merece concientização dos bailarinos, e ajuda muito na hora de fazê-los corretamente !

    visita nosso blog!e nos segue se gostar tambem ...
    Estamos te seguindo , bjos '

    ResponderExcluir
  9. oi isabela eu amei as dicas o nome do meu blogger tambem é de corpo e alma ao ballet entra no meu é :decorpoealmaaoballet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. oi bailarinas,
    amei as dicas!vou tentar levantar a perna o mais alto que puder,seguindo as recomendações é claro.
    bjs vitoria

    ResponderExcluir