terça-feira, janeiro 25, 2011

E as bailarinas com pés fortes?

Vários já foram os tópicos abordados por aqui sobre fortalecimento para os pés. Mas recentemente recebi perguntas e sugestões sobre o inverso: as bailarinas que possuem pés muito fortes. O que fazer para as sapatilhas de ponta durarem mais? 


Qual sapatilha escolher?

Geralmente eu não costumo treinar com a mesma sapatilha que me apresento. Para as apresentações, escolho sapatilhas maleáveis; sempre uso a Capézio Partner 180. Já nas aulas, prefiro uma ponta mais reforçada, pois esta irá trabalhar os pés, o que é  importante, mesmo para quem já possui força. Além disso,  quem possui pés fortes necessita de sapatilhas mais duras, para dar devida sustentação e não quebrar tão rapidamente. Algumas sugestões:

  • Millenium Adágio (recomendada para quem possui pés largos);
  • Contempora I ou II reforçada - Capézio;
  • Giselle - Capézio (nunca usei).

Foto retirada do blog Plano B.
Se puderem investir, vale muito a pena comprar uma sapatilha da marca Gaynor Minden. É a melhor, sem dúvidas! O diferencial é o material: simplesmente não quebra! Isso porque em vez de palmilha normal, ela possui elastômero, que é uma espécie de elástico resistente, que se adapta ao formato do pé e aos movimentos feitos pela bailarina. Aqui no Brasil a Gaynor não é vendida. Mas dá para realizar pedido pelo site; eles possuem um completo questionário, onde escolhem o melhor modelo para seu tipo de pé.


Algumas bailarinas aquecem a sapatilha no forno quando esta fica mais mole. Eu nunca testei, por isso não posso assegurar sucesso nisso, e acho melhor não arriscar. Mas esta era a única "dica" que eu sabia para sapatilhas durarem mais. Ah, e outra coisa: não forçá-las muito nas mãos. Se a ponta for muito dura, até é bom dar uma leve amolecida, mas nada demais. Amolecer é mesmo nos pés!


E vocês? Possuem alguma dica?


27 comentários:

  1. uma coisa que eu costumava fazer é retirar a parte de tecido sobre a palmilha, passar breu derretido e depois recolocar o tecido com cola de sapateiro... dá uma endurecida absurda

    ResponderExcluir
  2. Olá Isa!
    Eu sofro muito com isso.Descobri agora,com seis meses de aula que meu pé é forte.Minha sapatilha está mega quebrada.Infelizmente pra nós eh só a Gaynor ou a Cecília Kerche...
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  3. oi Isa ! Não tenho os pés fortes, mas sigo todas as suas dicas, depois de muitos exercícios e na meia ponta ( e na ponta também) já está ficando fortalecido! valeu pela dica no final do post, pois quero amolecer rápido minha sapatilha (é Capézio Partner 180) e já estava tentando quebrá-la com as mãos.
    se puder, passa no meu blog, fiz a pouco tempo !
    beijosmil *-*

    ResponderExcluir
  4. May,
    o correto não é ir atras de Gaynor por causa do pé forte, mas sim, jamais deixá-la ficar quebrada demais. Usar a mesma ponta por seis meses? =O

    ResponderExcluir
  5. Oi, acho que não é um mau ter pé forte. Só quer dizer que você terá mais trabalho... depois que alcançamos esta "flexibilidade" no pé temos que trabalhar a musculatura do tornozelo e pé para sustentá-lo no lugar certo, temos que criar uma consciência corporal diretamente ligada ao pé para que ele não vá demais =D. Tenho este desafio a cada aula e um pouco mais, porque meu pé direito é muito forte e o esquerdo é fraco... então enquanto faço a força para segurar o pé direito tenho que forçar o esquerdo...
    E não precisamos ir muito longe temos uma ótima marca de sapatilhas fortes: a Millenium. É só ver qual se adapta melhor ao seu pé.
    Desculpa ter escrito muito na primeira vez que comento... mas já acompanho seu blog há um bom tempo =D gosto muito de lê-lo =D
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Bem eu não uso ponta, mais amei o post, passa no meu blog http://eutambmdanoballet.blogspot.com te deixei um selinho

    ResponderExcluir
  7. Caríssimas, boa tarde. Peço licença para comunicar algo que pode ser interessante aqui no blog. Trata-se de Calígula, do Balé da Ópera de Paris, que será exibido no dia 8 de Fevereiro (às 20:30h), nos cinemas do Brasil. É a primeira coreografia de Nicolas Le Riche da Étoile Dancer.
    ___
    Construída como uma tragédia, a coreografia acompanha a inexorável progressão deste herói solitário a caminho da morte. Acompanhado por “As Quatro Estações”, de Vivaldi, que ilustra a irremediável passagem do tempo, a dança, em toda sua profundidade e energia, traduz a poesia e a violência inerente numa vida consumada pelo excesso numa velocidade impressionante.

    Caso queiram entrar em contato comigo, estou à disposição.

    Abraços,
    Rafael Queres - LiveMOBZ
    http://www.mobz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Isabela!
    Superbacana seu blog!
    Também tenho um sobre dança. Se quiser dar uma olhadinha, o endereço é: http://parladanse.blogspot.com
    Abraço!
    Juliana

    ResponderExcluir
  9. Oi!! Olha, só passei pra falar que no brasil vende-se sim sapatilhas gaynor!! A mais barata que eu achei foi por 290 reais, no site toda oferta da uol. O site é confiavel, eu sempre compro lá! A vendedora da gaynor se chama Patricia!! Eu encomendei a minha e chegou em 15 dias! Ela ainda mandou junto o elastico e a fita!!! eu recomendo!

    ResponderExcluir
  10. @Anônimo
    O que eu quis dizer foi que não há lojas que vendam Gaynor. Claro que existem sites, mas não lojas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. gostaria de saber o que vc acha sobre as sapatilhas de ponta da SO DANÇA, isso é se vc sabe algo sobre elas!!,aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei uma sodança toshie FRD40, durou uma aula apenas, me decepcionei, pois a moca da loja disse q nao tem garantia se a ponta estiver costurada, nao indicam onde fazer manutenção, o site não respondeu minha queixa e não sei qual sapataria poderia fazer um servico bem feito, mas tem meninas da minha turma q tem a toshie, soh q outro modelo, e ja dura a alguns meses... prefiro a milenium

      Excluir
  12. Meu pé tb é muito forte. Eu usava a millenium adagio e nem ela ajudava quebrava incrivelmente rapido. Agora comprei a balleto, e nossa ela é incrivel eu adorei, é super dura. A balleto é a q ta durando mais comigo, ja tem mais d um ano O.O uma sapatilha comigo não durava nema metade disso...
    Bom é isso ai espero q tenha ajudado :D
    bjooos Isaa^^
    Rafaela Centeno do blog http://fiasraffy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá Isabela!
    Acabei de conhecer seu blog. AMEI...
    Tenho 44 anos (faço 45 dia 18 de março), e voltei a fazer ballet depois de mais de 20 anos.
    Não quero, (e não posso) mais parar.
    Por isso quero fazer tudo o que puder para melhorar. Estou numa classe iniciantes para adultos e gostaria de completar o curso.
    Sei que será muito difícil,pois tenho 5 filhos, marido e casa para cuidar quero muito (e vou) continuar estudando, pelo prazer e amor ao ballet.Todas as suas dicas serão anotadas com carinho.
    OBRIGADA PELA INICIATIVA, OBRIGADA PELAS DICAS, OBRIGADA PElA ATENÇÃO COM TANTAS PESSOAS QUE NEM CONHECE.
    PARABÉNS.
    Amei te conhecer!!!!
    Beijos:
    Silvina

    ResponderExcluir
  14. Oi Isa, tudo bom
    Queria saber se a sapatilha Millenium normal faz diferença da sapatilha reforçada, e se dói mais ou e é a mesma coisa
    beijos querida
    Gabi

    ResponderExcluir
  15. @Anônimo
    Tem diferença sim! A reforçada é bem mais dura que a normal! ;-)
    Se você não tem um pé tão forte, pode doer se usar a reforçada.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. @Isabela Sousa

    As sapatilhas Gaynor Minden podem sercompradas na loja da Ana Botafogo, Rua Santa Clara 75.
    Isabel

    ResponderExcluir
  17. gente!!! algem pode me contar o que ter PÉS FORTES??

    faço balé só a um mês vou levar uma existencia pra mudar pra ponta, mas parece que isso de ter per forte é algo problemático.

    Agradeço a explicação e peço desculpas pela minha ingênuidade nos termos.

    Smaks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pé forte é quando você tem muito colo de pé. Daí você tem facilidade para quebrar a ponta,e geralmente depois que a ponta quebra e você tem pés fortes você tem muita dificuldade de ficar em cima da ponta.Espero ter esclarecido bjos :)

      Excluir
  18. @Jacque
    Pés fortes são pés trabalhados, alongados, "acostumados" com o ballet; possuem musculatura desenvolvida.

    ResponderExcluir
  19. Olá Isa, boa noite!
    Gostaria de informar a todos que no Rio existem lojas que vendem Gaynor sim! As que eu conheço são: Loja da Ana Botafogo que fica em Copacabana (na última vez que eu vi estavam 350), e a loja MundoDança que possui uma loja virtual e uma física sediada em Petrópolis (lá a Gaynor está 399,99). Espero ter ajudado, Beijos!

    ResponderExcluir
  20. olá, bem, ja estou na ponta, porém, não tenho força, será que você poderia me dar dicas como fortalecê-lo, obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Oie...assim que comecei a fazer aulas nas pontas o meu professor deu uma dica para colocar a sapatilha no sol todos os dias assim ela duraria mais....e a minha durou 8 meses...

    ResponderExcluir
  22. oi isabela primeiramente eu quero lhe parabenizar pelo seu blog maravilhoso.
    eu ja estou na ponta vai fazer 2 anos mas ja usei várias sapatilhas ( millenium standard; millenium preludium; so dança toshi;) todas quebraram na hora que eu causei exageradamente quase quebrando o meu pé qual sapatilha vc acha q eu devo usar bjs ;cecilia fontinelly;

    ResponderExcluir
  23. Oi,
    adoro seus posts e queria dizer que eu ja usei a Giselle e eu tive que joga-la fora em dois dias ela não das mais fortes eu usei a Toshi (sem ser da só dança) e ela é ótima e hoje eu uso a da Millenium adagio reforçada

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    adorei as dicas,mas o problema e que eu ainda nao estou na sapatilha de ponta,mas me esforço muito para passar de nivel.Gostaria que voce postasse dicas para passar para a ponta.
    bjs vitoria

    ResponderExcluir
  25. nossa o meu pé é muito forte, comprei minha ponta nova faz 3 aulas ela já é a Preludio já quebrou quase tudo sofro demais pois quando a ponta quebra não consigo fazer pirueta e taus...mais mesmo assim continuo sendo viciada em balé ><

    ResponderExcluir