segunda-feira, maio 16, 2011

A interpretação no ballet - Natalia Osipova

Antes de tudo, gostaria de me desculpar pela falta de postagens regulares. É que ultimamente estou me dedicando ao meu outro blog, e também os assuntos para postar aqui estão ficando cada vez mais escassos. Vou tentar encontrar mais tópicos para escrever; qualquer sugestão será anotada, por isso, opinem! =)

------------------------------------------------------------------------------

Como adoro assistir a muitos muitos! vídeos de ballet na internet, sempre acabo fazendo comparações entre bailarinas em uma mesma variação. Então, me veio a ideia do post: falar sobre a interpretação de bailarinas na dança, e a de hoje é a Natalia Osipova.

Natalia Osipova - Retirada deste site
Natalia Osipova é, na minha opinião, uma das melhores bailarinas da atualidade. Ela tem um jeito muito particular de dançar, admirado por uns e criticado por outros. Sua grande marca nos palcos é a força contagiante com que dança, ao mesmo tempo expressando extrema leveza. Natalia sabe muito bem dosar  suavidade e energia.

Sem dúvida, um dos melhores ballets interpretados pela Natalia foi Don Quixote.







Nunca vi uma Kitri tão empolgante! Incrível! Ela tem tanta energia, força, animação. No início, nem sabia se havia gostado de sua performance, pois é tão "exagerada", mas me conquistou sim, afinal a personagem exige isso. Para mim, ela conseguiu perfeitamente expressar a emoção de Kitri!

Giselle





Achei a interpretação dela no 1º ato muito boa! Giselle é uma personagem muito frágil, tímida e delicada, e ela soube expressar isso durante todo o 1º ato. A leveza dos seus saltos é impressionante, ela parece flutuar!
Já na cena da loucura, que é dificílima, ela não conseguiu me emocionar tanto... A interpretação realmente é difícil de fazer, mas já vi outras bailarinas nesta cena que me fizeram chorar de emoção! A Natalia não me tocou a esse ponto.
No 2º ato, ela também expressa uma leveza extraordinária (que saltos lindos são esses?); o adágio, então, é divino, de se emocionar! Adorei!

------------------------------------------------------------------------------

Vocês gostam da Natalia? Gostam da interpretação dela em outros ballets?


13 comentários:

  1. Acompanho seu blog, porém nunca comentei.
    Que bom que vc está postando novamente....
    Então, gostei muito destes videos e as comparações, que tal fazer isso com outros videos?Eu particularmente vou adorar...
    Um grande beijo a vc.
    Selma Regina

    ResponderExcluir
  2. Ela é tudo... faz um tempo que a conheci!! Ela é perfeita!! Pula altissimo e mesmo assim é delicada!!

    Minha inspiração sz!

    ResponderExcluir
  3. amei as duas interpretações!!! ela é muito boa
    :)

    beijos e até!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito lindos os videos, gostei dela sabe, achei que os movimentos dela como Kitri foram bem diferentes no ato de Giselle, por isso achei boa interpretação. Não conhecia ela. :D
    Lindos mesmos os saltos, quem dera fazer sissones e grand-jetes assim!!! Hahahha
    Continue sempre postando, garanto que você acha algum assunto, como estes vídeos hoje, acho bom seu blog, porque ele sempre tem algo diferente.
    Beijosssssssssss
    http://bailarinahtri.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Acho Natalia Osipova uma bailarina extremamente talentosa e admirável, muito linda *-* Assisti o ballet Giselle com ela, e é simplesmente PERFEITO! (Apesar de eu preferir Svetlana, hihi)
    Adoro seus posts, continue assim
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Caramba Isabela, seu blog é liiiiiiindo! Muito bem organizado e o conteúdo muito bom também! Fiquei até com vergonha do meu haha :S
    A Osipova é mesmo maravilhosa, né? (aliás, eu queria um "ova" no final do meu sobrenome porque né, todas são um escândalo)
    Parabéns, beijão, e já te linkei lá no Coisinhas Bailarinísticas!

    ResponderExcluir
  7. Tava sentindo falta de seus posts, amo Natália, ela é muito boa, fantástica em kitri e extráordinária em giselle, bjs passa no meu blog http://eutambmdanoballet.blogspot.com bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Isabela!
    Como a Selma, faz um tempo que venho acompanhando o seu blog em silêncio. Que bom que voltou!
    Esse balanço de técnica e interpretação realmente é fundamental para uma verdadeira prima ballerina e vejo que, felizmente, é uma coisa bastante discutida nos blogs. Também não conhecia a Osipova e concordo com você: ela fez uma Kitri cheia de energia, muito cativante! Gostei muito!
    Uma bailarina da qual gosto muito -- quase minha musa atualmente, heheh! -- é a Yuhui Choe. A primeira vez que vi algo sobre ela foi um vídeo postado no meia-ponta, "Um dia na vida de uma bailarina", e gostei muito de como ela parecia, realmente, uma pessoa simpática e acessível, o que acho importante para o público. Vi uns comentários de pessoas grandes a respeito dela, sua energia e sua leveza, mas ainda não tinha muita idéia até que a vi dançando O Lago dos Cisnes numa performance convidada na Korea. Os 15min de cada vídeo (Odette e Odile) passaram voando e fiquei realmente hipnotizada pela sedução, malícia e maldade evidentes em Odile (vi esse primeiro) contrastando com a extrema fragilidade e tristeza de Odette. O Lago é meu ballet favorito e já vi centenas de fouettes perfeitos, rápidos, mesmo a 90 graus!, mas nada me conquistou tanto, mesmo com um leve "ops", quanto a performance dela! Maravilhosa!
    http://www.youtube.com/watch?v=Kx-hO852FM4

    Enfim, escrevi esses 2km só pra agradecer por dividir os vídeos com a gente e pedir para, por favor, compartilhar mais! (:

    ResponderExcluir
  9. Oi Isabela, saudades de todos por aqui. Estou voltando. Lindos videos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Isabela. Acompanho seu blog a pouco tempo e achei ele muito bom. A ideia de um blog sobre balé é ótima, pois há muitos conhecimentos que podemos compartilhar.
    Neste último tu pediu para que nós opinemos sobre o blog. Pois então, estou aqui para isso.
    Andei pensando em alguma ideias que poderiam te ser uteis, como: colocar posts sobre filmes de dança, o que tu achou de cada um, novos, antigos, tanto faz, sempre é bom dar uma olhada; Músicas para dançar, talvez algumas para exercícios, se tu sabe qual exercicio pode ser feito, coloca os passos e os tempos; músicas de jazz, dances novos, é verão no EUA eles lançam muita musica boa; expoe fotos tuas, das tuas apresentações; pega personagens de ballets de repertorio que tu mais gosta e alguns que tu gostaria de até mesmo interpretar; faz e posta videos teus tbm, isso chama muita audiência; às vezes dá pra colocar alguma mensagens u poemas mais calmos, tbm pode ser útil, algumas bailarina se cansam bastante (eu por exemplo,m tenho 2h e meia dois dias por semana de ballet e é cansativo mas MUITO bom!); dá dicas de como manter o eixo nas piruetas ou de como equilibrar nos arabesques e etc; exercicios que podemos fazer em casa, para relaxar a coluna ou pra flexibilidade; como obter flexibilidade é uma duvida constant das meninas, muitas se rasgam sem necessidade, explica que tem que ser aos poucos.

    Acho que só com isso dá pra ficar mais um tempo com bastante posts ne ?


    Beijão linda, muito sucesso na tua dança!!!

    Vitória

    ResponderExcluir
  11. Realmente gosto muito dela.
    A forma com que retrata a dança é original e muito expressiva!
    Adorei ela com Kitri! Simplesmente passou toda a emoção que esperava! SENTIU a personagem!
    Creio que ela é uma das melhores bailarinas que já vi. E possui muita técnica!
    Grande Inspiração!!!

    Beijos

    ballet4everjade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Isabela, parabens pelo post e pelo Blog.

    Natalia é realmente um talento unico e especial apesar de não ser o meu estilo preferido. Para os fãs sugiro ver a interpretação dela em Spanish Bride (2006),vale a pena!

    Andreia
    http://bolsadeballet-bale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá, esta é a primeira vez que visito seu blog e amei!Sou bailarina também. Gosto muito da Swanilda (Coppélia) da Natália Osipova, o balé em si já cômico e com ela ficou ainda mais divertido, sem falar da sua técnica. Gosto muito dela em Don Quixote também. Ainda não a vi fazendo Giselle, estou procurando a um tempo, deve ser lindo. Sem duvidas ela uma das grandes de nossa geração, gosto de Svetlana Zakharova e Alina Cojocaru. Parabéns pelo blog, Deus abençoe.

    ResponderExcluir