sábado, maio 28, 2011

Trabalho de pontas na barra

Foto retirado deste site.
Que iniciar na ponta é um pouco difícil, nós sabemos. Mas o mais difícil é quando a aluna realiza certos exercícios de forma incorreta, e se habitua com os chamados "vícios do ballet". Muitas vão perceber que estão erradas bem depois, o que é bastante prejudicial, pois a fase inicial na ponta é uma fase preparatória, importantíssima para o trabalho de pontas futuro da bailarina. Se você faz errado no início, depois sofrerá conseqüências ruins em decorrência disso. Então um começo correto é fundamental!

Nesse trabalho de pontas inicial, a atividade na barra é uma das mais importantes, até mais que o centro. Isso porque na barra a aluna trabalho o equílibrio, a força e também exercita os pés, para depois saber se posicionar corretamente no centro; é na barra que trabalhamos nosso eixo de equílibrio e força (por isso, treine sustentação de passé na barra antes de reclamar que não consegue fazer nenhum pirueta decente!). 
Em relação à sapatilha de ponta, a barra é ainda mais importante! Então se esforce bastante nesses exercícios durante a aula, pois eles, acredite, irão te ajudar muito no futuro! 

1º - Sentir desequilíbrio nos grand pliés com a ponta não é normal! Isso indica que ou a sua sapatilha está em um número errado, ou ela está muito dura. Fale com seu/sua professor(a) para analisá-la e observá-la durante o exercício. Sempre consulte seu/sua professor(a) quando sentir algo estranho, sempre!

2º - Se seu pé está "entortando" no en dehors durante exercícios rápidos, como o grand battemant, sua ponta pode estar grande demais ou você realmente não está posicionando seu pé corretamente. Lembre-se de que o en dehors não depende só dos pés, pelo contrário: depende principalmente da rotação do fêmur, então trabalhe isto até seu limite. Calcanhar para fora sempre! (este post pode ajudar!)

3º - Um dos itens mais importantes: estique os joelhos durante os exercícios onde você passa da meia-ponta para a ponta. Esses exercícios são os principais de preparação para a ponta, então estique bem os joelhos e capriche na transição da meia-ponta para a ponta, de preferência faça lentamente. Demore na meia-ponta, estique-a ao máximo que conseguir, e só depois suba na ponta! Nada de joelho frouxo!

Essas dicas ajudam bastante e são fundamentais! Preste muita atenção na hora dos exercícios, olhe-se no espelho se possível, sinta seu corpo. Só assim aprenderá a reconhecer seus limites e saber se o que está fazendo é correto.

Qualquer sugestão ou dúvida, pode deixar nos comentários abaixo ou mandar um e-mail para bailarinadecorpoelma@yahoo.com.br









7 comentários:

  1. Muito Bom, Isa!
    ótimas dicas!!!
    :)

    ballet4everjade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Isa tentei te mandar minha pergunta por email, mas apareceu que falhou então se você receber milhoes de emails com a mesma coisa me desculpe 'kkkkk.

    Eu uso a ponta Toshie da Só Dança, me adaptei muito bem a ela mas vou comprar uma sapatilha vermelha e só a Capezio vende como não conheço os modelos da Capézio queria te pedir ajuda. Eu estava pensando em comprar a Fouetté, você conhece ela? Será que
    a palmilha dela é igual a da Toshie? E qual outro modelo você
    me indicaria com palmilha igual e que tenha o box estreito?

    Beijinho flor!

    ResponderExcluir
  3. Que legal parabéms, passa no meu blog http://eutambmdanoballet.blogspot.com bjs!

    ResponderExcluir
  4. @Silene

    Oi Silene! Realmente não recebi seus e-mails, mas irei lhe responder...
    Você vai comprar essa sapatilha vermelha para se apresentar, certo? Então, lhe indico a Capézio Partner 180, pois ela é boa para apresentação, é maleável, acho confortável. Se preferires uma ponta mais dura, te recomendo a Contempora I ou II. Ela deixa o desenho dos pés bem bonitos! Eu nunca testei a Fouetté, então não posso te dizer nada sobre ela.

    Espero que tenha ajudado!

    ResponderExcluir
  5. Oiee flor, muito legal o post, bem explicativo, vou até olhar as indicações de outros posts.
    Pra uma iniciante nas pontas, tem alguma sapatilha que você recomende?
    Bjusss querida!!

    ResponderExcluir
  6. como faço para fazer uma pirueta "boa" na sapatilha de ponta mim passa umas dicas por favor pois o meu solo depende disso

    ResponderExcluir
  7. @Anônimo Nesse post têm algumas dicas: http://bailarinadecorpoealma.blogspot.com/2011/06/o-eixo-nas-piruetas.html

    ResponderExcluir