terça-feira, junho 28, 2011

Costas alongadas = lindo arabesque!

Um dos passos mais lindos do ballet, sem dúvidas, é o arabesque. Muitas bailarinas ainda sentem dificuldades nesse passo, mas ele, na verdade, é muito simples de ser feito; necessita, porém, de muito treino na barra e também de alongamentos específicos. 

Arabesque absurdo da Polina Semionova! (clique para ampliar)
Se você não tem prática  com o arabesque, com certeza deve sentir dores nos músculos ao redor da cintura, certo? Pois é, essa dor passará com o hábito, mas é muito importante alongar antes dos exercícios, para prevenir lesões e desconfortos. Um dos melhores exercícios para essa região sem dúvida, é o da foto abaixo, que inclusive já postei aqui:


Não esqueça que você deve estar com o tronco virado pra frente, assim como o quadril.  E o braço deve vir por cima, formando um arco com o pé esticado.

Para um bom arabesque, é essencial que a bailarina tenha as costas alongadas. Além de ser visualmente muito mais bonito, permite que você suba bem mais a perna. Então, o alongamento seguinte é ótimo para este propósito:

Procure fazer este exercício com os braços à frente, desencostados do chão.
Deite-se de bruços no chão e tente levantar as costas o mais alto que conseguir, desencostando o peito do chão. As pernas podem levantar um pouco, formando uma espécie de "arco" corporal. Isso vai lhe ajudar muito, palavra de quem já testou. O exercício é mais eficiente se você esticar os dois braços à frente.

Treine na barra o seu quadril, porque este é essencial na execução do arabesque. É preciso que você saiba distribuir bem o peso na perna de sustentação, sem desencaixá-lo. E outra coisa: braço muito levantado, só no lago dos cisnes. Ele tem de estar numa altura em que você consiga enxergar perfeitamente a sua mão. Além disso, pescoço alongado, sempre!

Espero que tenham gostado das dicas.

15 comentários:

  1. Isa, obrigada pelas dicas, ajudaram bastante!
    beijos.
    http://danceandshine.blogspot.com

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  2. adorei a dica...
    amo arabesque, ele sempre faz a diferença em um coreografia, é sempre lindo se bem feito...
    bjs e até

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  3. parabens pelo blog..so tras coisas boase importantes!!
    abraço lika ferraro

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  4. Amei as dicas! Realmente a dor ao redor da cintura é de matar! Já vi que preciso praticar muitooo! rrsrs Beijos

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  5. Amei seu blog! Super fofo*-*
    Tô seguindo!
    me segue?
    www.moda7moda.blogspot.com

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  6. Uia... Dessas eu não sabia! Quer dizer, conhecia os alongamentos (esse de levantar as costas minha professora começou a passar pras alunas recentemente, e eu já ouvi chamarem de "abdominal de costas"! Esquisito, né?), mas não sabia que ajudava no arabesque! Gostei das dicas, vou começar a trabalhar mais isso!
    Beijos!

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    1. Ajuda muito! Logo depois de fazer esse exercício, tente fazer um arabesque. Você se sente bem mais alongada e a perna sobre bem mais!

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  7. Lindo post Isa, e obrigada pela força.

    Eu estou montando um blog da academia onde trabalho. Poderia colocar seus post (com devidos creditos)no blog? Para elas será de grande valia.

    Beijos

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  8. Amei as dicas, salvei uma foto do post endehours para mostrar para minhas alunas. Um grande beijoe faz uma visitinha no meu blog. Beijos.

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  9. amooooooooo, adoreiii!
    A arte de dancarrr!
    bom fds

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  10. Adorei! Segue o meu blog.
    http://bailarinadealmaecoracao.blogspot.com/

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  11. Amei as dicas '')
    Hehehe, Continue assim!

    Visita o meu blog -> manancial-vida.zip.net

    Jesus abençõe!
    Com Deus.

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  12. nossa. muito obrigado pela dica.. fico me matando em casa para descobrir como melhorar meu arabesque kkkkk
    realmente muito obrigada pela dia :)

    beijos e até!!

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