quarta-feira, junho 08, 2011

O eixo nas piruetas

Quando ouvimos a palavra pirueta, logo entramos em desespero, certo?! Pode ser por não saber fazer, ou por ter mesmo medo de girar (oi?!). Eu, por exemplo, ficava desesperada por causa da última opção... Tinha medo de torcer o tornozelo, cair de cara no chão, principalmente quando os giros eram na ponta. Mas, como as minhas professoras diziam: "Toda bailarina cai, é normal!". Então o jeito é se jogar, não ter medo de ser feliz! :-)

Antes de tudo.... treine na barra!

Como comentei no post anterior, trabalhar na barra é fundamental para dar boas piruetas. Capriche bem na sustentação do passé durante os exercícios! Tente tirar os dois os braços da barra e ficar no balancé o tempo que conseguir. Não se preocupe se não conseguir ficar em equilíbrio nem com um dos braços na barra; lembre-se de que no ballet tudo é questão de treino, então comece de frente para barra com os dois braços nela, e depois vá tentando progredir. Mas não esqueça de ficar com o encaixe e postura corretos, e o pé do passé tem que estar em cima ou um pouquinho acima do joelho e bem en dehors, nada de acomodar o pé sobre a perna de base! 

Agora é o momento de tensão: treinando pirueta no centro!

Depois de se preparar na barra, é o momento do tira-teima: a pirueta de centro! Geralmente, as bailarinas e bailarinos iniciantes começam com a piruette em 4ª ou 3ª posição, que é bem mais fácil do que a de 5ª. A preparação do exercício pode ter um pequeno pas de bourré ou pas de valse, e depois o plié. Lembre-se de que você tem que estar bem encaixada nessa hora; é a qualidade do plié que definirá a qualidade e a quantidade das piruetas. Então capriche nele, barriga contraída e pescoço alongado!

Na hora de tirar o passé, lembre-se de não torcer o pé sobre a perna de base, como já disse. É muito feio, não cometa esse erro! E ele tem que ser feito rápido, a perna não pode demorar demais para ficar na posição.

A posição de braço que mais ajuda é da terceira para a primeira. Não esqueça de manter os braços alinhados ao centro do corpo na pirueta, nunca deixe-os tortos.

E o pescoço: é o último que sai e o primeiro que chega!

E lembre-se: sempre tente alongar-se ao máximo durante o giro. Isso aumenta o número de piruetas dadas e torna-as mais bonitas!

Foto retirada deste site.
Espero que tenha ajudado as pessoas que me pediram esse post!

Tem mais alguma dica? Compartilhe conosco!






23 comentários:

  1. Ai, como eu tenho medo de piruetas! Mas você me ajudou, na próxima vez eu vou me jogar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post. Adorei vai me ajudar bastante...

    ResponderExcluir
  3. valeu pelas dicas :)

    beijos e até!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabela como vai? Adorei os dois ultimos post. Gostaria de pedir permissão para reproduzi-los no blog que tenho das minhas alunas. Com devidos créditos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com os devidos créditos, sem problema. Beijos!

      Excluir
  5. Isabela, eu gosto muito de ballet e sou muito dedicada a ela; gostaria de saber onde vc faz aula pois vc e muito boa e gostaria de ser assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazia aulas no centro de dança Ana Unger, Belém- PA.

      Excluir
  6. Valeu as dicas vou segui-las com o devido cuidaddo, passa no meu blog http://eutambmdanoballet.blogspot.com bjs!

    ResponderExcluir
  7. Sempre me desespero com as piruetas, essas dicas me ajudaram bastante, dá uma passada no meu blog: http://dancenocanse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabela, obrigada.

    Este é o endereço do blog delas. Ele já foi criado mas ainda não está ativado. Pode conferir seu post lá ok.

    Beijos

    http://alunasdatiaheydi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. @escrevendo com os pés

    Ah Heydi, vou conferir o blog das suas alunas! =) beijos...

    ResponderExcluir
  10. Ooii..
    Adorei o post!!
    Passa lá no meu blog..
    E, se interessar me segue lá?
    Espero você lá
    http://Popteen-juh.blogsport.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post! Ótimas dicas, me ajudará muito ^^

    ResponderExcluir
  12. Um um ótimo assunto...
    Acho que para nós homens as pirouettes são mais fácil para executar por não usar-mos ponta, de qualquer forma, vale muito seguir cada dica dessa.
    Parabéns.
    Vou Postar issuh no meu Blog e os devidos créditos. Posso?
    Parabéns!
    http://ponteiradepano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com os devidos créditos, sem problema. Beijos!

      Excluir
  13. adorei! para mim a é mais complicado fazer uma pirouette em 5ª posição do que nas outras, mas...
    ... eu estou ansiosa para sua proxima postagem;

    bjs e até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piruetas de 5ª posição são bem mais difíceis mesmo! =/ Abraços!

      Excluir
  14. Por favor eu queria postar sua postagem no meu blog por favor !!!Achei muito legal e não se preocupe vou colocar o link do se site e dizer que pertence a ele !!!! Aguardo sua resposta brigada !!!
    O Link é : http://www.ballet-bale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com os devidos créditos, pode postar.

      Excluir
    2. Claro !!!
      Obrigada !!!
      Coloquei na maior letra possível o link do blog e o título !!!!

      Excluir
  15. Sinceramente sou apaixonada por giros nunca tive problemas com eles,desde quando eu comecei a fezer ballet sempre tentei girar dai com o tempo meus professores foram aprimorando minhas tecnicas e atualmente com 11 anos já dou tres piruetas e fouetes na ponta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você certamente tem habilidade nisso, sortuda! Beijos.

      Excluir